Gilson de Souza

Adolfo Cirino de Souza, sob pseudônimo de Gilson de Souza nasceu em Marília, 12 de junho de 1944, foi um cantor e compositor brasileiro. Em 1973, Gilson de Souza trabalhava como cantor noturno no Jogral, um dos principais bares do cenário cultural de São Paulo. Foi lá que, naquela noite, ele interpretou "Orgulho de um sambista", uma de suas próprias composições, e chamou a atenção do cantor Jair Rodrigues.

Impressionado com o samba de Gilson, Jair decidiu gravá-lo. Lançado ainda em 1973, o single com "Orgulho de um sambista" na voz de Jair Rodrigues alcançou sucesso, elevando o nome de Gilson de Souza. Foi com o nome artistico de Gilson de Souza que o artista ganhou destaque nacional em 1975.

Neste mesmo ano, em 1975, conquistou grande sucesso com a icônica música "Poxa", que se tornou um dos sambas mais belos daquela época. A canção foi posteriormente regravada por artistas renomados como Elymar Santos e, mais recentemente, por Zeca Pagodinho. Sua influência não se limitou ao Brasil, tendo realizado shows na Espanha, Portugal, França e Japão.

Ao longo de sua carreira, as suas composições foram regravadas por diversos intérpretes famosos. Recebeu reconhecimento em forma de prêmios importantes, como o Troféu Imprensa de 1976, referente ao trabalho realizado no ano anterior.

Assine nossa
newsletter

Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.